terça-feira, 1 de maio de 2012

Literatura de Cordel: História Greco-Romana

        Os versos foram feitos em parceria com os alunos da Universidade do Vale do Acaraú - UVA do curso de História Polo Presencial Riacho da Cruz - RN:


I
Em Roma e também na Grécia
Durante o período escravista
O trabalho foi desvalorizado
Cabendo à Pedagogia
Formar cidadãos pensantes
Capazes de convencer
Privilegiando a aristocracia.

         II
A educação na Grécia
Valorizou a Filosofia
Com uma visão sistematizada
Que aos pensadores reconhecia
Pelos seus modos de expressão
A retórica se evidencia.

III
Já em Roma foi diferente
Não era apenas convencer
Era preciso normas e técnicas
De expressão conhecer
Com uma postura pragmática
Visando a política tecer.

                                         IV
Com a ambição romana
De construir vasto império
O vencido torna-se cidadão
“sem nenhuma pretensão?”
O império recebe impostos
Em troca de educação.

V
Na cultura humanita
De predominância humanista
O homem é valorizado
Seu saber, suas idéias
Mas com intenções explícitas
Predominando as letras
E principalmente a política.

       VI
A Pedagogia romana
Da prática não se desprendia
Valorizando o discurso
Com ênfase na filosofia
Em caráter humanita
Ela se desenvolvia.

VII
Agora vamos falar
Um pouco dos pensadores
Sejam gregos ou romanos
Pois foram definidores
Para a Pedagogia
Grandes contribuidores.

                                           VIII
Conhecido por “antigo”
Catão defendia a tradição
Contrariando a influência
De povos como os helênicos
Que ao serem vencidos
Em Roma eram acolhidos.

IX
Cícero valorizou o discurso
Numa educação integral
Com argumentação filosófica
Literária ou teatral
Saberes que garantissem
Uma cultura geral.

                X
Varrão contribuiu para a prática
Orientando na virtude
Com uma enciclopédia didática
Que organizava o trabalho
E discute com atitude
O ensino de gramática.

XI
De Sêneca nós resgatamos
A filosofia para o bem viver
É uma grande visão
Que nos faz compreender
A busca da felicidade
Presente em seu modo de ver.

                                         XII
Plutarco, sábio da retórica
Em Roma foi respeitado
Viu na música e na beleza
Um importante legado
Que para a educação
São formas de aprendizados.

XIII
 Cabe também discutir
As formas de se educar
Que foram se transformando
Com base no filosofar
As ideias ajudando
Em seu caracterizar.

        XIV
Era uma sociedade
Que pelo comércio cresceu
O valor do sábio homem
Filósofo, se reconheceu
Construindo a educação
Que aos poucos fortaleceu.

XV
Antes, meninos e meninas
Eram educados no lar
Entes da aristocracia
Aprendiam os ofícios
E também a se expressar
Dentro da própria família
Sem ninguém para ajudar.

                                            XVI
Aos 16 anos de idade
Apenas os meninos saíam
Frequentavam o comércio
Com seus pais se divertiam
Aprendendo seu ofício
Que mais tarde exerceriam.

XVII
Já as meninas ficavam
Ao lado de suas mães
E nos serviços domésticos
Resumiam-se suas lições
Que seriam seu trabalho
De geração a geração.

         XVIII
O trabalho dos filósofos
Foi grandemente exemplar
Pois, pouco a pouco ajudaram
A sociedade transformar
Formando a mentalidade
De que era preciso estudar.

XIX
Com interesse em garantir
A força da aristocracia
Os detentores do poder
Viram na Pedagogia
Uma forma de manter
A sua hegemonia.

                                            XX
Os sábio então começaram
Aos lares adentrar
Auxiliando as crianças
Visando às educar
Mas apenas os patrícios
Podiam assim desfrutar.

XXI
Aos plebeus restaria
Resumir-se a sua função
Seja no serviço pesado
Ou servindo ao patrão
Quem disse que estes teriam
Direito à educação?

          XXII
A História greco-romana
Nos leva a reconhecer
A força que a filosofia
Aliada à Pedagogia
Na prática transformaria
Os modos de se viver.

XXIII
Estes povos contribuíram
Para a história em geral
Sobretudo à educação
Em sua visão global
Pedagogia para a vida
Filosofia essencial.

                                              XXIV
História da Educação
Buscamos muito estudar
Sem criatividade de apresentação
Ercília veio idealizar
Versos de Lázaro Melo
Para a todos apresentar.


         Estrofes de I ao XXIII são de autoria do Pedagogo Lázaro Melo – Professor e Técnico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Riacho da Cruz/RN.
        Estrofe XXIV é de autoria de Pedro Leonardo – Aluno da disciplina Fundamentos Sócio-Histórico e Filosófico da Educação - 1º período do Curso de História – IBRAPES/UVA – Polo de Riacho da Cruz/RN.

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